SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue74ASPECTS OF THE TEACHING PROFESSION IN BRAZIL:EXPLORATORY ANALYSES OF PISA 2015DIMENSIONALITY AND SCALE OF PROFICIENCY IN AN INTERDISCIPLINARY TEST author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SUASSUNA, LÍVIA  and  SILVA, THAYS LIMA E. A LITERATURA EM PROVAS E EXAMES: VESTIBULAR DA UFPE E ENEM. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.362-391.  Epub Oct 22, 2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.3861.

O objetivo deste artigo é analisar as provas de literatura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para averiguar se ambas estão em consonância com o princípio teórico-metodológico do letramento literário. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e interpretativa, mediante análise de um corpus formado pelas provas de literatura da UFPE e do Enem, aplicadas, respectivamente, em dezembro e outubro de 2013. Os resultados indicaram que os exames são condizentes com os seus documentos normatizadores; que a prova de literatura do Enem mais se aproxima da ideia de letramento literário e que entre elas há mais diferenças: a prova de literatura da UFPE é mais conteudista e valora mais o cânone do que a prova do Enem, que é mais construtivista e cognitivista.

Keywords : VESTIBULAR; ENEM; LETRAMENTO LITERÁRIO; AVALIAÇÃO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )