Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SUASSUNA, LÍVIA y SILVA, THAYS LIMA E. A LITERATURA EM PROVAS E EXAMES: VESTIBULAR DA UFPE E ENEM. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.362-391. Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.3861.
O objetivo deste artigo é analisar as provas de literatura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para averiguar se ambas estão em consonância com o princípio teórico-metodológico do letramento literário. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e interpretativa, mediante análise de um corpus formado pelas provas de literatura da UFPE e do Enem, aplicadas, respectivamente, em dezembro e outubro de 2013. Os resultados indicaram que os exames são condizentes com os seus documentos normatizadores; que a prova de literatura do Enem mais se aproxima da ideia de letramento literário e que entre elas há mais diferenças: a prova de literatura da UFPE é mais conteudista e valora mais o cânone do que a prova do Enem, que é mais construtivista e cognitivista.
Palabras clave : VESTIBULAR; ENEM; LETRAMENTO LITERÁRIO; AVALIAÇÃO..