SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74ASPECTOS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: ANÁLISES EXPLORATÓRIAS DO PISA 2015DIMENSIONALIDADE E ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM UMA PROVA INTERDISCIPLINAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SUASSUNA, LÍVIA  e  SILVA, THAYS LIMA E. A LITERATURA EM PROVAS E EXAMES: VESTIBULAR DA UFPE E ENEM. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.362-391.  Epub 22-Out-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.3861.

O objetivo deste artigo é analisar as provas de literatura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para averiguar se ambas estão em consonância com o princípio teórico-metodológico do letramento literário. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e interpretativa, mediante análise de um corpus formado pelas provas de literatura da UFPE e do Enem, aplicadas, respectivamente, em dezembro e outubro de 2013. Os resultados indicaram que os exames são condizentes com os seus documentos normatizadores; que a prova de literatura do Enem mais se aproxima da ideia de letramento literário e que entre elas há mais diferenças: a prova de literatura da UFPE é mais conteudista e valora mais o cânone do que a prova do Enem, que é mais construtivista e cognitivista.

Palavras-chave : VESTIBULAR; ENEM; LETRAMENTO LITERÁRIO; AVALIAÇÃO..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )