SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74A LITERATURA EM PROVAS E EXAMES: VESTIBULAR DA UFPE E ENEMMINERAÇÃO DE DADOS ORIENTADA PELO DOMÍNIO EDUCACIONAL: UMA PROVA DE CONCEITO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

TREVISAN, LIGIA MARIA VETTORATO et al. DIMENSIONALIDADE E ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM UMA PROVA INTERDISCIPLINAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.392-417.  Epub 22-Out-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5324.

O artigo apresenta uma análise da dimensionalidade da prova de conhecimentos gerais do vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e consolida a construção de uma escala em uma prova que inclui itens associados às diferentes disciplinas integrantes do currículo do ensino médio no Estado de São Paulo. Embora a prova seja interdisciplinar, esse estudo mostra a viabilidade de se adotar uma medida unidimensional pela teoria da resposta ao item. Além disso, por meio de uma análise fatorial de informação completa, foi possível identificar quais habilidades e competências a prova está medindo. Os fatores que mais se destacaram foram o raciocínio lógico, a proficiência em Língua Inglesa e o conhecimento em Humanidades.

Palavras-chave : TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM; ESCALA DE AVALIAÇÃO; ANÁLISE FATORIAL; VESTIBULAR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )