SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74DIMENSIONALIDADE E ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM UMA PROVA INTERDISCIPLINARA POLÍTICA PAULISTANA DE EJA: TERRITÓRIOS E DESIGUALDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FONSECA, STELLA OGGIONI DA et al. MINERAÇÃO DE DADOS ORIENTADA PELO DOMÍNIO EDUCACIONAL: UMA PROVA DE CONCEITO. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.420-453.  Epub 22-Out-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5696.

Este trabalho propõe uma metodologia para identificação de padrões relacionados ao aprendizado de matemática e às características do ambiente escolar, a qual foi aplicada aos dados da Prova Brasil 2013, com ênfase nos estudantes do 9º ano do ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro. A abordagem, apoiada pelo conhecimento de especialistas em educação, consistiu na proposição de um processo de redução de dimensionalidade integrado à mineração de dados, sendo sua avaliação efetuada por intermédio de medidas técnicas em conjunto com medidas de interesse do domínio educacional. Foi possível identificar ações, bem como analisar sua viabilidade para solução das questões educacionais. A metodologia, orientada pela área de aplicação e cuja avaliação não se restringiu ao uso de métricas técnicas da mineração de dados, pode servir como referência - uma prova de conceito - a outras pesquisas em ações e políticas educacionais.

Palavras-chave : PROVA BRASIL; MINERAÇÃO DE DADOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; RENDIMENTO ESCOLAR..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )