SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue74DATA MINING GUIDED BY THE EDUCATIONAL DOMAIN: A PROOF OF CONCEPTAGE-GRADE DISTORTION OF STUDENTS FROM SÃO PAULO WITH AND WITHOUT SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

CATELLI JR., ROBERTO; PIERRO, MARIA CLARA DI  and  GIROTTO, EDUARDO DONIZETI. A POLÍTICA PAULISTANA DE EJA: TERRITÓRIOS E DESIGUALDADES. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.454-484.  Epub Oct 22, 2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5734.

O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e adulta paulistana, analisa a evolução da cobertura escolar nessa modalidade educativa e faz recomendações para a política educacional do município de São Paulo. Por meio de levantamento de dados referentes às matrículas, evasão e desempenho dos estudantes jovens e adultos na rede municipal no período de 2014 a 2016, além dos dados sobre analfabetismo na cidade, verifica-se que pequena parte da demanda é atendida. Embora exista uma positiva diversidade de formas de atendimento, há grande concentração em um único modelo, o que faz com que não se consiga, efetivamente, atrair a diversidade de sujeitos presentes nas diferentes regiões da cidade.

Keywords : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO; POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )