SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74MINERAÇÃO DE DADOS ORIENTADA PELO DOMÍNIO EDUCACIONAL: UMA PROVA DE CONCEITODISTORÇÃO IDADE-SÉRIE DE ESTUDANTES PAULISTAS COM E SEM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

CATELLI JR., ROBERTO; PIERRO, MARIA CLARA DI  e  GIROTTO, EDUARDO DONIZETI. A POLÍTICA PAULISTANA DE EJA: TERRITÓRIOS E DESIGUALDADES. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.454-484.  Epub 22-Out-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5734.

O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e adulta paulistana, analisa a evolução da cobertura escolar nessa modalidade educativa e faz recomendações para a política educacional do município de São Paulo. Por meio de levantamento de dados referentes às matrículas, evasão e desempenho dos estudantes jovens e adultos na rede municipal no período de 2014 a 2016, além dos dados sobre analfabetismo na cidade, verifica-se que pequena parte da demanda é atendida. Embora exista uma positiva diversidade de formas de atendimento, há grande concentração em um único modelo, o que faz com que não se consiga, efetivamente, atrair a diversidade de sujeitos presentes nas diferentes regiões da cidade.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO; POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )