SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74LA POLÍTICA PAULISTANA DE EJA: TERRITORIOS Y DESIGUALDADESAPUNTES PARA UNA EVALUACIÓN DE CURRÍCULOS EN BRASIL: LA BNCC EN CUESTIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SANTOS, VIVIAN  y  MENDES, ENICEIA GONÇALVES. DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE DE ESTUDANTES PAULISTAS COM E SEM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.486-507.  Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5757.

O estudo visou a analisar a distorção idade-série de estudantes paulistas da educação básica, comparando-se aqueles designados como público-alvo da educação especial (PAEE) em relação aos demais. Os dados foram extraídos do Censo Escolar, com amostra segmentada de estudantes de 48 cidades paulistas, no período histórico de 2008 a 2014, considerando-se o ano de nascimento e a série do estudante. Os resultados evidenciaram, em relação ao PAEE, entrada tardia na educação infantil, proporção muito mais elevada de distorção idade-série concentrada já nos anos iniciais do ensino fundamental, e falta de evolução nesses indicadores ao longo da série histórica dos sete primeiros anos de vigência da política de inclusão escolar. Conclui-se que é preciso avançar para que, mais do que uma carteira em uma classe comum, o país assegure de fato o direito à educação para o público-alvo de educação especial e torne suas escolas mais inclusivas.

Palabras clave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFASAGEM IDADE-SÉRIE; ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL; CENSO ESCOLAR..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )