SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74APONTAMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS NO BRASIL: A BNCC EM QUESTÃOAUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: OUTROS SENTIDOS DE AVALIAÇÃO (IM)POSSÍVEIS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOUSA, JOANA  e  PACHECO, JOSÉ A.. AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS: LÓGICAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.536-556.  Epub 22-Out-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5860.

Em tempos de políticas educativas pautadas pela accountability, o aumento de sistemas de avaliação institucional é um aspeto marcante dos sistemas educativos. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação realizada em Portugal, baseada nas perceções dos atores educativos em resposta ao problema: que impacto e efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas (AEE), considerando a melhoria da escola, o envolvimento da comunidade e a implementação de políticas de accountability. Apesar do posicionamento crítico dos atores educativos face à AEE, os resultados indiciam a aceitação do quadro de referência do modelo, provocando os efeitos de legitimação e procedimentais que promovem a ossificação de práticas curriculares e pedagógicas, destacando-se a importância da ênfase numa avaliação institucional formativa.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; ACCOUNTABILITY; PORTUGAL..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )