SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74EVALUACIÓN EXTERNA DE LAS ESCUELAS: LÓGICAS POLÍTICAS DE EVALUACIÓN INSTITUCIONALPLANIFICACIÓN DE LA EVALUACIÓN INSTITUCIONAL EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: MOVIMIENTOS PARTICIPATIVOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FRANGELLA, RITA DE CÁSSIA PRAZERES  y  CAMPOS, MARIA CRISTINA REZENDE DE. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: OUTROS SENTIDOS DE AVALIAÇÃO (IM)POSSÍVEIS?. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.558-587.  Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5829.

Neste artigo, analisamos a autoavaliação institucional que integra o Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (Saen), estado do Rio de Janeiro. O objetivo é discutir seu processo de constituição num contexto de centralidade das políticas de avaliação, defendendo essa como possibilidade de produção de políticas pelas escolas, como produção de sentidos de avaliação para além da lógica de accountability, colocando outros sentidos de qualidade em disputa. A partir de aportes pós-estruturais, assumimos o entendimento da política como luta pela significação, que se dá entre tensões, negociações, traduções. Concluímos argumentando que a experiência posta em análise nos permite problematizar de forma propositiva as políticas de avaliação centralizadas e centralizadoras que têm ganhado destaque no cenário educacional.

Palabras clave : AUTOAVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )