SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74AUTOEVALUACIÓN INSTITUCIONAL: ¿OTROS SENTIDOS DE EVALUACIÓN (IM)POSIBLES?POLÍTICAS DE CUOTAS: UN ESTUDIO DE METAEVALUACIÓN EN LAS UNIVERSIDADES PROVINCIALES DE PARANÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VIEIRA, MARIA NILCEIA DE ANDRADE  y  COCO, VALDETE. PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTOS PARTICIPATIVOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.588-613.  Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5882.

No contexto de políticas avaliativas, este artigo aborda o movimento de planejamento e elaboração de instrumento de avaliação institucional realizado com a participação de docentes atuantes na educação infantil de um município do Espírito Santo. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, desenvolveu procedimentos de análise documental e realização de entrevistas. Os resultados evidenciam que a etapa de planejamento com elaboração de um instrumento próprio é primordial para o encadeamento das demais etapas relacionadas à avaliação institucional. Conclui-se que, embora permaneçam desafios quanto às condições de participação de todos os envolvidos, a perspectiva de trabalho coletivo na preparação dessa ação avaliativa constitui um importante movimento de formação para os participantes.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; FORMAÇÃO CONTINUADA; PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )