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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
VIEIRA, MARIA NILCEIA DE ANDRADE e COCO, VALDETE. PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOVIMENTOS PARTICIPATIVOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.588-613. Epub 22-Out-2019. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5882.
No contexto de políticas avaliativas, este artigo aborda o movimento de planejamento e elaboração de instrumento de avaliação institucional realizado com a participação de docentes atuantes na educação infantil de um município do Espírito Santo. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, desenvolveu procedimentos de análise documental e realização de entrevistas. Os resultados evidenciam que a etapa de planejamento com elaboração de um instrumento próprio é primordial para o encadeamento das demais etapas relacionadas à avaliação institucional. Conclui-se que, embora permaneçam desafios quanto às condições de participação de todos os envolvidos, a perspectiva de trabalho coletivo na preparação dessa ação avaliativa constitui um importante movimento de formação para os participantes.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO INFANTIL; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; FORMAÇÃO CONTINUADA; PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR..