SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número74PLANIFICACIÓN DE LA EVALUACIÓN INSTITUCIONAL EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: MOVIMIENTOS PARTICIPATIVOSLÍMITES DEL SINAES DESDE LA PERSPECTIVA DE GESTORES DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOUZA, ANDRELIZA CRISTINA DE  y  ROTHEN, JOSÉ CARLOS. POLÍTICAS DE COTAS: UM ESTUDO DE META-AVALIAÇÃO NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.74, pp.614-643.  Epub 22-Oct-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5831.

O texto apresenta uma meta-avaliação das políticas de cotas em universidades estaduais paranaenses. O objetivo foi analisar os processos avaliativos dessas políticas quanto a semelhanças e diferenças, potencialidades e limites, estratégias e procedimentos utilizados. Foram realizadas análise documental e entrevistas, sistematizadas com a análise do conteúdo. Utilizou-se ainda o ciclo de políticas para análise dos dados. Observou-se a necessidade de qualificação dos processos avaliativos, formação de corpo técnico, desenvolvimento de métodos e estratégias de avaliação de políticas de cotas adequadas às diferentes situações e produção de conhecimento acerca da avaliação enquanto campo epistemológico. Conclui-se que o processo de avaliação não ocorreu efetivamente pelo receio de que a avaliação fosse usada como uma forma de recuar na reserva de vagas. Destaca-se a importância de que sejam realizadas discussões mais aprofundadas sobre as cotas.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; META-AVALIAÇÃO; COTAS; ENSINO SUPERIOR..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )