Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
MOL, Solange Maria and MATOS, Daniel Abud Seabra. Uma análise sobre a taxonomia solo: aplicações na avaliação educacional. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.722-747. Epub May 08, 2020. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593.
Os objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.
Keywords : TAXONOMIA SOLO; DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO.