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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MOL, Solange Maria  y  MATOS, Daniel Abud Seabra. Uma análise sobre a taxonomia solo: aplicações na avaliação educacional. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.722-747.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593.

Os objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.

Palabras clave : TAXONOMIA SOLO; DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO.

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