SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Uma década da prova brasil: evolução do desempenho e da aprovaçãoOportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MOL, Solange Maria  e  MATOS, Daniel Abud Seabra. Uma análise sobre a taxonomia solo: aplicações na avaliação educacional. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.722-747.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593.

Os objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.

Palavras-chave : TAXONOMIA SOLO; DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )