SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue75An analysis of solo taxonomy: applications in educational evaluationChemistry questions in the new Enem with potential for socio-scientific approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

VIEIRA, Ivan Souza. Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.748-778.  Epub May 08, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6325.

Este trabalho visa a contribuir para a pesquisa da desigualdade e da eficácia escolar, mapeando a distribuição das oportunidades educacionais no Brasil com base nos dados do Saeb 2013. Para tanto, avaliamos as oportunidades dos alunos do ensino fundamental de acesso, segundo o seu nível socioeconômico (NSE), a professores mais qualificados e escolas com melhores condições de recursos físicos, humanos e pedagógicos. Demonstramos que o nível socioeconômico do aluno aparece como uma variável que atua de forma significativa na distribuição das oportunidades educacionais no Brasil, mesmo num contexto de ampliação e universalização do acesso ao ensino fundamental.

Keywords : DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; ENSINO FUNDAMENTAL; BRASIL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )