Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
VIEIRA, Ivan Souza. Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.748-778. Epub May 08, 2020. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6325.
Este trabalho visa a contribuir para a pesquisa da desigualdade e da eficácia escolar, mapeando a distribuição das oportunidades educacionais no Brasil com base nos dados do Saeb 2013. Para tanto, avaliamos as oportunidades dos alunos do ensino fundamental de acesso, segundo o seu nível socioeconômico (NSE), a professores mais qualificados e escolas com melhores condições de recursos físicos, humanos e pedagógicos. Demonstramos que o nível socioeconômico do aluno aparece como uma variável que atua de forma significativa na distribuição das oportunidades educacionais no Brasil, mesmo num contexto de ampliação e universalização do acesso ao ensino fundamental.
Keywords : DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; ENSINO FUNDAMENTAL; BRASIL.