SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Un análisis sobre la taxonomía solo: aplicaciones en la evaluación educacionalPreguntas de química del nuevo Enem con potencial para abordaje sociocientifica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VIEIRA, Ivan Souza. Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.748-778.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6325.

Este trabalho visa a contribuir para a pesquisa da desigualdade e da eficácia escolar, mapeando a distribuição das oportunidades educacionais no Brasil com base nos dados do Saeb 2013. Para tanto, avaliamos as oportunidades dos alunos do ensino fundamental de acesso, segundo o seu nível socioeconômico (NSE), a professores mais qualificados e escolas com melhores condições de recursos físicos, humanos e pedagógicos. Demonstramos que o nível socioeconômico do aluno aparece como uma variável que atua de forma significativa na distribuição das oportunidades educacionais no Brasil, mesmo num contexto de ampliação e universalização do acesso ao ensino fundamental.

Palabras clave : DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; ENSINO FUNDAMENTAL; BRASIL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )