SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Uma análise sobre a taxonomia solo: aplicações na avaliação educacionalQuestões de química do novo Enem com potencial para abordagem sociocientífica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VIEIRA, Ivan Souza. Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.748-778.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6325.

Este trabalho visa a contribuir para a pesquisa da desigualdade e da eficácia escolar, mapeando a distribuição das oportunidades educacionais no Brasil com base nos dados do Saeb 2013. Para tanto, avaliamos as oportunidades dos alunos do ensino fundamental de acesso, segundo o seu nível socioeconômico (NSE), a professores mais qualificados e escolas com melhores condições de recursos físicos, humanos e pedagógicos. Demonstramos que o nível socioeconômico do aluno aparece como uma variável que atua de forma significativa na distribuição das oportunidades educacionais no Brasil, mesmo num contexto de ampliação e universalização do acesso ao ensino fundamental.

Palavras-chave : DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; ENSINO FUNDAMENTAL; BRASIL.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )