SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Oportunidades educativas en Brasil: qué dicen los datos de saeb¿Evaluar, para qué? Formación de educadores evaluadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

STADLER, João Paulo; HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva  y  MARQUES, Carlos Alberto. Questões de química do novo Enem com potencial para abordagem sociocientífica. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.780-798.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6011.

Este artigo busca investigar a presença de elementos na abordagem de aspectos sociocientíficos (ASC) em questões de Química nas avaliações no Novo Enem (2009-2014), proporcionando, assim, uma maneira de integrar o conteúdo científico a ser estudado a elementos de relevância social em sala de aula. Sua utilização possibilitaria observar o que vem apregoado nos documentos oficiais relativos ao currículo - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) -, no tocante às competências e habilidades relacionadas aos objetivos do ensino de Química. Após análise de conteúdo das questões, observou-se que 29% dos itens do corpus apresentavam os elementos necessários para possibilitar a abordagem de ASC em sala de aula a partir da discussão da questão. Embora o resultado seja baixo, a presença de questões desse perfil indica a probabilidade de os professores passarem a adotar a concepção de ensino que envolve essa abordagem.

Palabras clave : ENSINO DE QUÍMICA; ENEM; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )