SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Oportunidades educacionais no Brasil: o que dizem os dados do SaebAvaliar, para quê? Formação de educadores avaliadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

STADLER, João Paulo; HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva  e  MARQUES, Carlos Alberto. Questões de química do novo Enem com potencial para abordagem sociocientífica. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.780-798.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6011.

Este artigo busca investigar a presença de elementos na abordagem de aspectos sociocientíficos (ASC) em questões de Química nas avaliações no Novo Enem (2009-2014), proporcionando, assim, uma maneira de integrar o conteúdo científico a ser estudado a elementos de relevância social em sala de aula. Sua utilização possibilitaria observar o que vem apregoado nos documentos oficiais relativos ao currículo - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) -, no tocante às competências e habilidades relacionadas aos objetivos do ensino de Química. Após análise de conteúdo das questões, observou-se que 29% dos itens do corpus apresentavam os elementos necessários para possibilitar a abordagem de ASC em sala de aula a partir da discussão da questão. Embora o resultado seja baixo, a presença de questões desse perfil indica a probabilidade de os professores passarem a adotar a concepção de ensino que envolve essa abordagem.

Palavras-chave : ENSINO DE QUÍMICA; ENEM; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )