SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue75Chemistry questions in the new Enem with potential for socio-scientific approachMetacognitive strategies: analysis of their impact on writing reviews author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ALBUQUERQUE, Helena Machado De Paula. Avaliar, para quê? Formação de educadores avaliadores. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.800-830.  Epub May 08, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5941.

O artigo apresenta resultados de investigação realizada no cotidiano da ação docente, com estudantes pesquisadores de um curso de Pedagogia, em unidade temática direcionada à avaliação institucional. Foram abordados conceitos de avaliação institucional - externa e interna à instituição escolar -, com o objetivo de apreensão pelos estudantes do significado pedagógico da avaliação institucional e de sua dimensão política e social, utilizando metodologia com características etnográficas. No desenvolvimento da unidade temática, a docente assumiu, simultaneamente, postura favorecedora de evolução do aprendizado dos estudantes - de uma concepção de avaliação seletiva e classificatória para a compreensão do seu potencial formador -, a partir, em especial, da problematização de dados coletados em estágios curriculares, analisados à luz dos referenciais teóricos estudados, com ênfase no caráter englobador da avaliação institucional e sua não desvinculação da avaliação da aprendizagem.

Keywords : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; PRÁTICA DOCENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; APRENDIZADO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )