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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ALBUQUERQUE, Helena Machado De Paula. Avaliar, para quê? Formação de educadores avaliadores. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.800-830.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5941.

O artigo apresenta resultados de investigação realizada no cotidiano da ação docente, com estudantes pesquisadores de um curso de Pedagogia, em unidade temática direcionada à avaliação institucional. Foram abordados conceitos de avaliação institucional - externa e interna à instituição escolar -, com o objetivo de apreensão pelos estudantes do significado pedagógico da avaliação institucional e de sua dimensão política e social, utilizando metodologia com características etnográficas. No desenvolvimento da unidade temática, a docente assumiu, simultaneamente, postura favorecedora de evolução do aprendizado dos estudantes - de uma concepção de avaliação seletiva e classificatória para a compreensão do seu potencial formador -, a partir, em especial, da problematização de dados coletados em estágios curriculares, analisados à luz dos referenciais teóricos estudados, com ênfase no caráter englobador da avaliação institucional e sua não desvinculação da avaliação da aprendizagem.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; PRÁTICA DOCENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; APRENDIZADO.

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