SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Avaliar, para quê? Formação de educadores avaliadoresAvaliação das aprendizagens em educação laboral: conceções de professores angolanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

COBOS, Elaine Cristina Vieira  e  DAVIS, Claudia Leme Ferreira. Estratégias metacognitivas: análise de seu impacto na escrita de resenhas. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.832-850.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6434.

O objetivo deste estudo foi verificar se a aprendizagem e o uso de estratégias metacognitivas tinham impacto positivo na escrita. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva, guiado por Flavell (1976). O método adotado, de natureza qualitativa, foi aplicado junto a duas estudantes de Pedagogia. Os procedimentos consistiram em sete encontros, cujos propósitos foram: (a) oferecer uma exposição acerca de como escrever uma resenha e de como empregar estratégias cognitivas para fazer isso; (b) promover a escrita de três resenhas; (c) coletar junto às participantes duas autoavaliações; e (d) entrevistar cada estudante, para conhecer como pensavam o processo de escrever. Para a análise dos resultados, três categorias foram criadas (conhecimento acerca da Pessoa, da Tarefa e das Estratégias Metacognitivas). Os resultados indicaram que houve evolução na escrita, sugerindo que estratégias metacognitivas devem ser ensinadas durante a educação básica.

Palavras-chave : PSICOLOGIA COGNITIVA; METACOGNIÇÃO; ESCRITA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )