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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SIMAO, Domingos; COSTA, Nilza; LOPES, Betina  e  AGOSTINHO, Simão. Avaliação das aprendizagens em educação laboral: conceções de professores angolanos. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.852-877.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6849.

Este artigo discute resultados de um estudo que teve como objectivo caracterizar conceções de professores sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos na disciplina de Educação Laboral (9ª classe). Os professores são oriundos de dez escolas estatais do 1º ciclo do ensino secundário do Lubango (Angola). Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, que incluiu uma dimensão qualitativa de análise através de inquérito por questionário administrado a todos os professores dessa disciplina, no final do ano letivo de 2017. Foram aplicados 53 questionários, tendo-se recolhido 34 válidos. As respostas fechadas foram sujeitas a análise estatística descritiva e as abertas a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a dimensão contínua da avaliação e sua função formativa, o que está de acordo com os normativos nacionais e a literatura, porém isso não ocorre relativamente à primazia dada à avaliação de conteúdos e às provas escritas.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SECUNDÁRIO; ANGOLA; EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO.

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