SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue75Evaluation of learning in labor education: concepts of Angolan teachersEfficiency of public and private higher education institutions in business administration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

VASCONCELOS, Maria Eugenia Santana Soares; SANTOS, Roberta Alvarenga Dos  and  HORA, Henrique Rego Monteiro da. Eficiência dos programas de pós-graduação: estudo evolutivo da área de Engenharias III. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.878-909.  Epub May 08, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6094.

O sistema de avaliação estabelecido no Brasil é baseado na atribuição de notas (conceitos). O presente trabalho é um estudo evolutivo dos programas stricto sensu da área de Engenharias III. Com a aplicação da metodologia, demonstrou-se que 12 programas de pós-graduação obtiveram eficiência máxima em todo ciclo avaliativo, sendo a maior parte decorrente de instituições públicas. A pesquisa também aponta que as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as que apresentam programas com melhores eficiências. Resultados mostraram um aumento considerável do número de programas autorizados e uma baixa correlação do conceito do programa e eficiência, corroborando o pressuposto que nem todos os programas com conceitos elevados terão um alto índice de produção científica.

Keywords : ENGENHARIA; AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO; CAPES; PÓS-GRADUAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )