SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Avaliação das aprendizagens em educação laboral: conceções de professores angolanosEficiência das instituições de ensino superior públicas e privadas em administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VASCONCELOS, Maria Eugenia Santana Soares; SANTOS, Roberta Alvarenga Dos  e  HORA, Henrique Rego Monteiro da. Eficiência dos programas de pós-graduação: estudo evolutivo da área de Engenharias III. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.878-909.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6094.

O sistema de avaliação estabelecido no Brasil é baseado na atribuição de notas (conceitos). O presente trabalho é um estudo evolutivo dos programas stricto sensu da área de Engenharias III. Com a aplicação da metodologia, demonstrou-se que 12 programas de pós-graduação obtiveram eficiência máxima em todo ciclo avaliativo, sendo a maior parte decorrente de instituições públicas. A pesquisa também aponta que as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as que apresentam programas com melhores eficiências. Resultados mostraram um aumento considerável do número de programas autorizados e uma baixa correlação do conceito do programa e eficiência, corroborando o pressuposto que nem todos os programas com conceitos elevados terão um alto índice de produção científica.

Palavras-chave : ENGENHARIA; AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO; CAPES; PÓS-GRADUAÇÃO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )