SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Eficiencia de los programas de postgrado: estudio evolutivo del área de Ingenierías IIIBrasil en el sistema Arcosur desde la visión de los actores brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MARQUES, Felipe César; CAMARA, Marcia Regina Gabardo Da  y  CARVALHO, Sergio Carlos De. Eficiência das instituições de ensino superior públicas e privadas em administração. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.910-936.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5990.

O objetivo do estudo é avaliar a eficiência das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação ao seu potencial de agregar conhecimento acadêmico aos alunos de Administração em 2012 e 2015. Para tanto, o trabalho divide-se em duas etapas: na primeira, aplica-se a técnica de regressão múltipla para o controle dos fatores pessoais dos alunos; e, na segunda, utiliza-se a decomposição da análise envoltória de dados em dois componentes - um relativo ao desempenho do aluno e outro relacionado à eficiência das IES. Os resultados indicam que as IES públicas apresentam desempenho superior, tanto do ponto de vista dos alunos quanto das instituições. Ainda assim, IES privadas apresentam potencial para a redução das disparidades. Observa-se também aumento de produtividade entre os anos avaliados, para ambos os tipos de instituição.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; ENSINO PARTICULAR; ENSINO PÚBLICO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )