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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MARQUES, Felipe César; CAMARA, Marcia Regina Gabardo Da  e  CARVALHO, Sergio Carlos De. Eficiência das instituições de ensino superior públicas e privadas em administração. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.910-936.  Epub 08-Maio-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5990.

O objetivo do estudo é avaliar a eficiência das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação ao seu potencial de agregar conhecimento acadêmico aos alunos de Administração em 2012 e 2015. Para tanto, o trabalho divide-se em duas etapas: na primeira, aplica-se a técnica de regressão múltipla para o controle dos fatores pessoais dos alunos; e, na segunda, utiliza-se a decomposição da análise envoltória de dados em dois componentes - um relativo ao desempenho do aluno e outro relacionado à eficiência das IES. Os resultados indicam que as IES públicas apresentam desempenho superior, tanto do ponto de vista dos alunos quanto das instituições. Ainda assim, IES privadas apresentam potencial para a redução das disparidades. Observa-se também aumento de produtividade entre os anos avaliados, para ambos os tipos de instituição.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; ENSINO PARTICULAR; ENSINO PÚBLICO.

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