SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número75Eficiencia de las instituciones de educación superior públicas y privadas en administraciónComparando índices regulatorios y no regulatorios de calidad de la educación infantil en Australiat índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

CARVALHO, Nathan Ono De; POLIDORI, Marlis Morosini  y  RIBEIRO, Jerri Luiz. O Brasil no sistema Arcu-Sul na visão dos atores brasileiros. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.75, pp.938-956.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5491.

Este artigo analisa a participação do Brasil no sistema Arcu-Sul e a visão dos atores brasileiros sobre o processo de acreditação no Mercosul. O sistema tem como objetivo estabelecer critérios regionais de qualidade da educação superior no Mercosul. Foram realizadas entrevistas com atores brasileiros que participam do processo de acreditação desse sistema. Os resultados destacam que o Brasil tem um grande protagonismo, e, para alguns atores, o processo de acreditação ocorre de forma plena no país; contudo, os dados apontam que o Brasil coloca entraves para o funcionamento do sistema. Nessa perspectiva, nota-se que a participação do Brasil no sistema Arcu-Sul é de grande destaque e pode contribuir para a garantia de qualidade na região.

Palabras clave : EDUCAÇÃO SUPERIOR; ACREDITAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; BRASIL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )