SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue76AN ANALYSIS OF STUDENT PARTICIPATION IN TEACHER EVALUATION IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

PEREIRA, MARCELO ALMEIDA DE CAMARGO et al. AUTOAVALIAÇÃO: OBSERVANDO E ANALISANDO A PRÁTICA DOCENTE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.7-26.  Epub Aug 26, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.7010.

Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o “Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela ferramenta.

Keywords : PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM; PRÁTICA DOCENTE; AUTOAVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )