SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76ANÁLISIS DE LA PARTICIPACIÓN DISCENTE EN LA EVALUACIÓN DOCENTE EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

PEREIRA, MARCELO ALMEIDA DE CAMARGO et al. AUTOAVALIAÇÃO: OBSERVANDO E ANALISANDO A PRÁTICA DOCENTE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.7-26.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.7010.

Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o “Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela ferramenta.

Palabras clave : PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM; PRÁTICA DOCENTE; AUTOAVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )