SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue76AN ANALYSIS OF STUDENT PARTICIPATION IN TEACHER EVALUATION IN HIGHER EDUCATIONLEARNING, TEACHER EXPECTATIONS AND TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

PASSARELLI, LÍLIAN GHIURO. FORMANDO FORMADORES: ENSINO E AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM REDE MUNICIPAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.50-75.  Epub Aug 26, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6292.

Este estudo averigua percepções de participantes de formação em contexto sobre ensino e avaliação da produção textual, que tiveram por incumbência constituírem-se como multiplicadores dos docentes de Língua Portuguesa de rede municipal na região Sudeste. A análise dos dados aponta que as percepções dos sujeitos (i) destacam a colaboração como princípio estruturante da formação, compartilhando saberes e experiências entre formandos e formador em interatuação; (ii) espelham o papel da teoria de base sociointeracionista, sustentando a reflexão sobre a prática; (iii) elegem a transformação da prática pelo pressuposto teórico-metodológico da avaliação para a aprendizagem como processo formativo, evidenciando que a qualidade da avaliação do texto do estudante pode ser auferida pela compatibilização da abordagem criterial com as perspectivas experienciais dos sujeitos-professores.

Keywords : AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO DE FORMADORES; PRODUÇÃO TEXTUAL; AVALIAÇÃO FORMATIVA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )