SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76ANÁLISIS DE LA PARTICIPACIÓN DISCENTE EN LA EVALUACIÓN DOCENTE EN LA ENSEÑANZA SUPERIORAPRENDIZAJE, EXPECTATIVAS DOCENTES Y RELACIÓN PROFESOR-ALUMNO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

PASSARELLI, LÍLIAN GHIURO. FORMANDO FORMADORES: ENSINO E AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM REDE MUNICIPAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.50-75.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6292.

Este estudo averigua percepções de participantes de formação em contexto sobre ensino e avaliação da produção textual, que tiveram por incumbência constituírem-se como multiplicadores dos docentes de Língua Portuguesa de rede municipal na região Sudeste. A análise dos dados aponta que as percepções dos sujeitos (i) destacam a colaboração como princípio estruturante da formação, compartilhando saberes e experiências entre formandos e formador em interatuação; (ii) espelham o papel da teoria de base sociointeracionista, sustentando a reflexão sobre a prática; (iii) elegem a transformação da prática pelo pressuposto teórico-metodológico da avaliação para a aprendizagem como processo formativo, evidenciando que a qualidade da avaliação do texto do estudante pode ser auferida pela compatibilização da abordagem criterial com as perspectivas experienciais dos sujeitos-professores.

Palabras clave : AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO DE FORMADORES; PRODUÇÃO TEXTUAL; AVALIAÇÃO FORMATIVA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )