SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76APRENDIZAJE, EXPECTATIVAS DOCENTES Y RELACIÓN PROFESOR-ALUMNOEL ÉXITO ESCOLAR EN CONTEXTOS POPULARES: UN ANÁLISIS A PARTIR DEL ENEM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SILVA, ITAMAR MENDES DA; NAJJAR, JORGE NASSIM VIEIRA; LADEIRA, ANGELA MARIA DE ALMEIDA SILVA  y  SANTOS, ANNA CAROLINE RAMALHO. IDEB E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM QUATRO MUNICÍPIOS DA GRANDE VITÓRIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.104-133.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6908.

Este estudo objetivou analisar políticas educacionais e ações criadas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em quatro municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. A abordagem qualitativa empreendida fez uso da análise documental e de entrevistas com gestores das Secretarias de Educação. Os resultados indicam contradições nas políticas e nas ações implementadas. Por um lado, constatam-se práticas que buscam envolver e subsidiar a escola na reflexão de seus resultados e processos de trabalho com vistas à promoção de melhorias. Por outro lado, criam mais avaliações, mais exames e mais divulgação de índices e rankings, ampliando a submissão da organização e funcionamento da escola aos resultados de avaliações externas.

Palabras clave : IDEB; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICA EDUCACIONAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )