SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76IDEB Y POLÍTICAS EDUCACIONALES EN CUATRO MUNICIPIOS DEL ÁREA METROPOLITANA DE VITÓRIAIMPACTO DEL PROUNI EN EL DESEMPEÑO ACADÉMICO: UN ANÁLISIS DE GÉNERO Y RAZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

NASCIMENTO, MATHEUS MONTEIRO; CAVALCANTI, CLÁUDIO  y  OSTERMANN, FERNANDA. SUCESSO ESCOLAR EM CONTEXTOS POPULARES: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENEM. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.134-163.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6719.

As razões que levam uma criança a ter bom desempenho na escola são muito complexas. As múltiplas formas de configurações familiares fazem com que seja possível, porém estatisticamente improvável, a existência de casos de sucesso escolar em contextos sociais desfavoráveis. Por isso, neste trabalho nos propomos a analisar quantitativamente o perfil dos candidatos que obtiveram desempenho satisfatório no Enem apesar da sua situação econômica e social adversa. Para isso, utilizamos como base de dados os microdados do Enem de 2009, dos quais constam as respostas dos candidatos a um questionário socioeconômico. Metodologicamente, valemo-nos de métodos estatísticos articulados com referenciais da sociologia da educação, como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados sugerem que o tamanho da família dos candidatos, o gosto pela leitura e o interesse pela política são fatores muito associados com um bom desempenho no Enem.

Palabras clave : ENEM; SUCESSO ESCOLAR; DESIGUALDADE; CAPITAL CULTURAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )