SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76IDEB E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM QUATRO MUNICÍPIOS DA GRANDE VITÓRIAIMPACTO DO PROUNI NO DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DE GÊNERO E RAÇA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

NASCIMENTO, MATHEUS MONTEIRO; CAVALCANTI, CLÁUDIO  e  OSTERMANN, FERNANDA. SUCESSO ESCOLAR EM CONTEXTOS POPULARES: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENEM. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.134-163.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6719.

As razões que levam uma criança a ter bom desempenho na escola são muito complexas. As múltiplas formas de configurações familiares fazem com que seja possível, porém estatisticamente improvável, a existência de casos de sucesso escolar em contextos sociais desfavoráveis. Por isso, neste trabalho nos propomos a analisar quantitativamente o perfil dos candidatos que obtiveram desempenho satisfatório no Enem apesar da sua situação econômica e social adversa. Para isso, utilizamos como base de dados os microdados do Enem de 2009, dos quais constam as respostas dos candidatos a um questionário socioeconômico. Metodologicamente, valemo-nos de métodos estatísticos articulados com referenciais da sociologia da educação, como Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados sugerem que o tamanho da família dos candidatos, o gosto pela leitura e o interesse pela política são fatores muito associados com um bom desempenho no Enem.

Palavras-chave : ENEM; SUCESSO ESCOLAR; DESIGUALDADE; CAPITAL CULTURAL.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )