SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue76SCHOOL SUCCESS IN SOCIALLY DISADVANTAGED CONTEXTS: AN ANALYSIS BASED ON THE ENEM TESTPOLICY, ACTORS AND IMPLEMENTATION: AN ANALYSIS OF SPECIAL EDUCATION SERVICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, RODRIGO MONTEIRO DA  and  CUNHA, MARINA SILVA DA. IMPACTO DO PROUNI NO DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DE GÊNERO E RAÇA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.164-194.  Epub Aug 26, 2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6929.

Este estudo objetivou realizar uma avaliação do impacto do Programa Universidade para Todos (Prouni) no desempenho dos alunos bolsistas entre os grupos de gênero, homem e mulher, e raça, brancos e negros. A metodologia utilizada foi o propensity score matching utilizando os microdados do Enade de 2016. A análise descritiva mostrou um aumento no número de bolsas integrais e parciais ofertadas ao longo dos anos e uma concentração de bolsas na região Sudeste. Verificou-se que ser homem, negro e ter renda familiar menor que 1,5 salário mínimo aumentam a probabilidade de ser beneficiário do programa. Os resultados sugerem que o impacto do Prouni no desempenho dos alunos das universidades privadas foi significativo. Observou-se que o Prouni aumenta o desempenho médio dos alunos que recebem a bolsa integral, principalmente entre homens e negros e que, na análise dos quatro cursos com maior número de bolsas integrais, o maior impacto foi entre mulheres.

Keywords : AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PROUNI; PROPENSITY SCORE MATCHING; EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )