SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número76IMPACTO DEL PROUNI EN EL DESEMPEÑO ACADÉMICO: UN ANÁLISIS DE GÉNERO Y RAZAMETAEVALUACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: RAZONAMIENTO CLÍNICO EN PRUEBAS DE MEDICINA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ROCHA, NAIARA CHIERICI  y  SCHLUNZEN, ELISA TOMOE MORIYA. POLÍTICA, ATORES E IMPLEMENTAÇÃO: ANÁLISE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.195-218.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.5751.

Este artigo analisa as especificidades do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Brasil e a sua organização na rede pública do Estado de São Paulo a partir da implementação em uma escola pública da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, utilizando a pesquisa qualitativa de intervenção em três fases: 1) observação das práticas pedagógicas no AEE e na sala de aula comum; 2) entrevista com duas professoras colaboradoras da pesquisa; e 3) intervenção na sala de aula comum por meio da Metodologia de Projetos. Concluiu-se que a implementação da política ocorria no funcionamento do atendimento especializado; no entanto, a segregação dos espaços escolares dificultava um trabalho pedagógico inclusivo e colaborativo entre os profissionais.

Palabras clave : POLÍTICAS PÚBLICAS; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )