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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ROCHA, NAIARA CHIERICI  e  SCHLUNZEN, ELISA TOMOE MORIYA. POLÍTICA, ATORES E IMPLEMENTAÇÃO: ANÁLISE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.195-218.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.5751.

Este artigo analisa as especificidades do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Brasil e a sua organização na rede pública do Estado de São Paulo a partir da implementação em uma escola pública da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, utilizando a pesquisa qualitativa de intervenção em três fases: 1) observação das práticas pedagógicas no AEE e na sala de aula comum; 2) entrevista com duas professoras colaboradoras da pesquisa; e 3) intervenção na sala de aula comum por meio da Metodologia de Projetos. Concluiu-se que a implementação da política ocorria no funcionamento do atendimento especializado; no entanto, a segregação dos espaços escolares dificultava um trabalho pedagógico inclusivo e colaborativo entre os profissionais.

Palavras-chave : POLÍTICAS PÚBLICAS; EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

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