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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

CASIRAGHI, BRUNA  e  ARAGAO, JÚLIO CÉSAR SOARES. METAVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: RACIOCÍNIO CLÍNICO EM PROVAS DE MEDICINA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.219-230.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.4550.

A formação superior deve ser vista como o desenvolvimento de um profissional capaz de lidar com situações complexas. A revisão do processo avaliativo pode identificar lacunas no processo de formação e levantar propostas de correção. Esta pesquisa objetivou analisar a prevalência de questões de prova que exijam raciocínio clínico e a sua progressão durante o curso. As questões foram avaliadas por período, área de conhecimento e complexidade. De 429 questões, 99 (23,1%) foram consideradas de raciocínio clínico, sendo 330 (76,9%) de raciocínio teórico. A maior taxa de raciocínio teórico ocorreu na área básica (86,2%), e a de raciocínio clínico, na Pediatria (31%). Os resultados apontam expressiva prevalência de cobrança de conteúdos em detrimento do raciocínio clínico. Embora o aumento da cobrança do segundo seja evidente, o resultado final ainda está aquém do esperado. Pesquisas voltadas para esse tema são necessárias para o mapeamento e a elaboração de propostas de intervenção.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO MÉDICA; TAXONOMIA DE BLOOM; METAVALIAÇÃO.

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