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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FERREIRA NETO, RUBEM BARBOZA. INFRAESTRUTURA ESCOLAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES E CONFLITOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.231-256.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6547.

Pretende-se, neste artigo, estudar a influência das infraestruturas escolares desportivas no cumprimento do currículo de Educação Física, na qualidade do processo de ensino e nas aprendizagens realizadas pelos alunos. Trata-se de um estudo de metodologia investigativa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta e produção de dados. A pesquisa empírica contemplou entrevistas com os cinco diretores das escolas públicas municipais dos anos finais do ensino fundamental da cidade de Armação dos Búzios-RJ. Os dados obtidos pela análise de conteúdo foram organizados em três categorias, sendo a categoria “Descaso Público” elucidativa e didática. Infere-se que o ambiente de aprendizagem existente (as quadras polidesportivas em praças públicas) e a infraestrutura escolar disponibilizada para as aulas de Educação Física inviabilizam o cumprimento do currículo em sua integralidade, afetam os conteúdos de ensino e, por conseguinte, os objetivos educacionais não são atingidos.

Palabras clave : INFRAESTRUTURA ESCOLAR; EDUCAÇÃO FÍSICA; ENSINO FUNDAMENTAL; POLÍTICAS PÚBLICAS.

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