SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue77ORGANIZATIONAL STRATEGIES IN THE CONTEXT OF EVALUATION OF BRAZILIAN GRADUATE STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SANTOS, LUCIANA SCHROEDER DOS  and  GESSER, VERÔNICA. AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR IN LOCO: PARECERES DOS AVALIADORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.263-286.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7223.

Este estudo tem o intuito de analisar os pareceres emitidos pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que compõem a comissão de avaliação in loco, durante o processo de renovação de reconhecimento dos cursos superiores relativos ao conceito final conferido para cada dimensão avaliada e seus respectivos indicadores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e a análise documental foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Conforme as evidências apuradas nas análises, a falta de indícios ou circunstâncias encontrados valida a hipótese sugerida: os pareceres emitidos pelas comissões de avaliadores do Inep durante o processo de renovação de reconhecimento dos cursos superiores, que resultam no conceito final do curso avaliado, usualmente não trazem elementos que circunstanciam os critérios escolhidos pelos avaliadores para cada indicador do instrumento.

Keywords : EDUCAÇÃO SUPERIOR; SINAES; AVALIAÇÃO IN LOCO; RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )