SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77ESTRATEGIAS ORGANIZACIONALES EN EL CONTEXTO DE LA EVALUACIÓN DE LA POSGRADUACIÓN BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SANTOS, LUCIANA SCHROEDER DOS  y  GESSER, VERÔNICA. AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR IN LOCO: PARECERES DOS AVALIADORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.263-286.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7223.

Este estudo tem o intuito de analisar os pareceres emitidos pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que compõem a comissão de avaliação in loco, durante o processo de renovação de reconhecimento dos cursos superiores relativos ao conceito final conferido para cada dimensão avaliada e seus respectivos indicadores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e a análise documental foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Conforme as evidências apuradas nas análises, a falta de indícios ou circunstâncias encontrados valida a hipótese sugerida: os pareceres emitidos pelas comissões de avaliadores do Inep durante o processo de renovação de reconhecimento dos cursos superiores, que resultam no conceito final do curso avaliado, usualmente não trazem elementos que circunstanciam os critérios escolhidos pelos avaliadores para cada indicador do instrumento.

Palabras clave : EDUCAÇÃO SUPERIOR; SINAES; AVALIAÇÃO IN LOCO; RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )