SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77EVALUACIÓN EXTERNA IN LOCO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR: DICTÁMENES DE LOS EVALUADORESALGORITMOS DE EVALUACIÓN: MODELAJE Y APLICACIÓN EN EL ESTUDIO DE LA EVASIÓN DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

RODRIGUES, LUCI MARI APARECIDA; MOREIRA, KATIA DENISE  y  MARTINS, CIBELE BARSALINI. ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.287-317.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7383.

Esta pesquisa identifica estratégias de um Programa de Pós-Graduação em Administração de uma universidade federal para atender ao Sistema de Avaliação da Pós-graduação no Brasil. Os dados foram coletados em documentos e entrevistas com integrantes da gestão do Programa no quadriênio de avaliação 2013-2016. A partir da elucidação das estratégias vigentes, descreveu-se a dimensão teórica da gestão estratégica que contemplou as ações que materializaram o processo de sua formação e implementação. Constatou-se fragilidades quanto aos indicadores Corpo Docente e Inserção Social e predominância de estratégias deliberadas, indicando o caráter coercitivo da avaliação sobre a gestão estratégica do Programa. Concluiu--se que uma revisão do processo estratégico, em diálogo com os agentes sociais que compõem o Programa, poderá colaborar para melhores resultados no sistema de avaliação.

Palabras clave : DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; EDUCAÇÃO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )