SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR IN LOCO: PARECERES DOS AVALIADORESALGORITMOS DE AVALIAÇÃO: MODELAGEM E APLICAÇÃO NO ESTUDO DA EVASÃO DISCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

RODRIGUES, LUCI MARI APARECIDA; MOREIRA, KATIA DENISE  e  MARTINS, CIBELE BARSALINI. ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.287-317.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7383.

Esta pesquisa identifica estratégias de um Programa de Pós-Graduação em Administração de uma universidade federal para atender ao Sistema de Avaliação da Pós-graduação no Brasil. Os dados foram coletados em documentos e entrevistas com integrantes da gestão do Programa no quadriênio de avaliação 2013-2016. A partir da elucidação das estratégias vigentes, descreveu-se a dimensão teórica da gestão estratégica que contemplou as ações que materializaram o processo de sua formação e implementação. Constatou-se fragilidades quanto aos indicadores Corpo Docente e Inserção Social e predominância de estratégias deliberadas, indicando o caráter coercitivo da avaliação sobre a gestão estratégica do Programa. Concluiu--se que uma revisão do processo estratégico, em diálogo com os agentes sociais que compõem o Programa, poderá colaborar para melhores resultados no sistema de avaliação.

Palavras-chave : DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; EDUCAÇÃO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )