SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue77EVALUATION ALGORITHMS: MODELING AND APPLICATION IN THE STUDENT EVASION STUDYTHE LITERACY PROCESS AND TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BOTELHO, DELIANE GOMES; SILVA, MARCELO PONCIANO DA  and  MELO, ERNANI VIRIATO DE. REDES SOCIAIS NO ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.341-365.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6491.

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa sobre a viabilidade do uso de dados públicos da rede social Facebook para identificar a trajetória acadêmica e profissional de egressos do ensino médio integrado. Para efeito de comparação do alcance do método na coleta de dados, utilizou-se, também, a aplicação de questionário. O estudo foi realizado com 244 egressos de um instituto federal, dentre os quais 195 foram localizados na rede social e apenas 21 responderam ao questionário. Os resultados demonstraram que o Facebook é uma ferramenta muito interessante para o acompanhamento de egressos: 61% disponibilizaram informações sobre o itinerário formativo e 20% sobre atuação profissional. Entretanto, o uso de questionário ainda se faz necessário para obter a opinião dos egressos.

Keywords : PERFIL DO EGRESSO; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA; ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )