SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77ALGORITMOS DE EVALUACIÓN: MODELAJE Y APLICACIÓN EN EL ESTUDIO DE LA EVASIÓN DOCENTEEL PROCESO DE ALFABETIZACIÓN Y LA FORMACIÓN DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BOTELHO, DELIANE GOMES; SILVA, MARCELO PONCIANO DA  y  MELO, ERNANI VIRIATO DE. REDES SOCIAIS NO ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.341-365.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6491.

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa sobre a viabilidade do uso de dados públicos da rede social Facebook para identificar a trajetória acadêmica e profissional de egressos do ensino médio integrado. Para efeito de comparação do alcance do método na coleta de dados, utilizou-se, também, a aplicação de questionário. O estudo foi realizado com 244 egressos de um instituto federal, dentre os quais 195 foram localizados na rede social e apenas 21 responderam ao questionário. Os resultados demonstraram que o Facebook é uma ferramenta muito interessante para o acompanhamento de egressos: 61% disponibilizaram informações sobre o itinerário formativo e 20% sobre atuação profissional. Entretanto, o uso de questionário ainda se faz necessário para obter a opinião dos egressos.

Palabras clave : PERFIL DO EGRESSO; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA; ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )