SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue77SOCIAL NETWORKS IN THE MONITORING OF INTEGRATED HIGH SCHOOL GRADUATES: OPPORTUNITIES AND LIMITATIONSAGE-GRADE DISTORTION AND SCIENTIFIC LITERACY IN PISA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

MICOTTI, MARIA CECÍLIA DE OLIVEIRA  and  CAPICOTTO, ADRIANA DIBBERN. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.366-392.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6736.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva sobre a diversidade de resultados de quatro escolas públicas de uma mesma rede de ensino - duas escolas com as maiores e duas com as menores pontuações na Avaliação Nacional da Alfabetização 2014. Participaram da pesquisa docentes do ciclo de alfabetização que atuaram nessas escolas, no triênio 2012-2014. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em uma entrevista semiestruturada focalizada nos processos de ensino realizados, na formação docente e nas experiências profissionais. Os resultados revelam diferenças, quanto à ênfase na continuidade do processo de alfabetização no ensino em ciclos, favoráveis às escolas com os maiores desempenhos, apesar das semelhanças de nível socioeconômico dos alunos, tempo de experiência e formação, sobretudo contínua, das professoras.

Keywords : CICLO DE ALFABETIZAÇÃO; FORMAÇÃO DOCENTE; AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )